Dra. Daniela Levy (CRP 06/58195-8)
Pós-Graduada (Latu Senso) em Psicologia Clínica Hospitalar pelo
Instituto do Coração - InCor do HC-FMUSP

e-mail: danlevy@bol.com.br

ESTIMULANDO A INTELIGÊNCIA DO BEBÊ

As pesquisas nos últimos 30 anos revelaram que a capacidade
de aprendizado dos bebês é muito maior do que se imaginava,
e que gerando estímulos no momento certo você pode fazer
a inteligência do seu filho decolar.

Para saber mais sobre Psicologia Infantil, consulte diretamente a Dra. Daniela Levy (vide anúncio abaixo)

Leia Também:

Dra. Daniela Levy:

Seu Filho Deficiente na Escola (agosto 01)
Conversando com Crianças sobre a Morte (julho 01)
Os Limites e Seu Filho
(junho 01)
Pais Separados (maio 01)
A Criança Hiperativa (abril 01)
Distúrbios do Sono em Crianças (março 01)
  Desmame e Pré Escola : O Inicio da Independência
(fevereiro 01)

Meltzoff afirma que a máquina de absorção de conhecimento dos bebês começa a funcionar já nos primeiros dias de vida. Trata-se daquilo que muitas mães já sabiam por instinto quando juravam que seus recém-nascidos eram capazes de proezas como identificar a sua voz.

Além de aprender rapidamente a distinguir a voz humana de outros sons, o bebê, poucos dias depois do nascimento, já reconhece faces, vozes e até os cheiros dos parentes. Antes dos sete meses, é capaz de fazer a distinção entre a sua língua materna e uma estrangeira.

Enquanto o cérebro do bebê está se formando no útero da mãe, ele responde a estímulos externos (a partir do quinto mês de gestação, por exemplo, ele é capaz de ouvir a voz dos pais) e, a partir daí, até o fim da vida, o seu destino é aprender.

Todo esforço para estimular o bebê é interessante, mas os pais não devem forçar a barra. O aprendizado também depende do afeto: se a mãe conversa com carinho com o bebê e o trata como um ser inteligente, é claro que ele vai responder a esses estímulos de forma carinhosa e inteligente.

Dicas para estimular a inteligência de seu filho:

• Durante a gravidez – O bebê ouve a partir do quinto mês de gravidez e conversar faz com que ele se acostume à voz do pai e da mãe. Se você contar histórias simples e repetidas, depois do nascimento ele pode até ficar mais calmo quando as ouvir novamente.
  • 0 a 3 meses – Quando o bebê chorar, fale para mostrar que está por perto antes de atendê-lo. Cante e converse com o rosto perto dele. Massageá-lo desenvolve o tato e a capacidade afetiva. Use brinquedos como móbile e dê objetos de cores vibrantes para ele pegar, como mordedores e chocalhos.
  • 3 a 6 meses – Ele já segue os objetos com o olhar. Brincadeiras do tipo "escondeu-achou" ajudam-no a controlar os sentimentos de tristeza pela perda e de alegria por reencontrar o objeto. Os pais devem conversar com ele com bastante freqüência.
  • 6 a 12 meses – É o momento em que a área da linguagem está no seu momento chave. A partir do sexto mês, o bebê mostra firmeza para sentar e os pais devem estimulá-lo a engatinhar. Devem ajudá-lo também a reconhecer sons, odores e sensações táteis.
  • 12 a 18 meses – Como essa é a fase em que o bebê começa a andar e a pronunciar as primeiras palavras, os pais devem estimulá-lo a usar a linguagem e desenvolver sua coordenação motora.
  • 18 a 36 meses – Os pais podem utilizar cartolinas para familiarizar a criança com as palavras e com os números.
  • 3 a 6 anos – A criança é capaz de entender notas musicais e deve brincar com instrumentos simples, como uma flauta. É um bom momento para que ela comece a se familiarizar com uma língua estrangeira.

Da gestação até aproximadamente os seis anos, a mente está no seu melhor momento para assimilar novas informações. Quanto mais os pais conversarem com a criança e propiciarem uma estimulação adequada, melhor para o futuro dela.

Daniela Levy - Psicologia Infantil
(CRP: 06/58195-8)