Dra. Lucia Coutinho Porto 
(CRO-SP 23626)
Especialista em Odontopediatria



DENTES SAUDÁVEIS DESDE O BERÇO


Tudo o que você deve estar atenta para garantir uma saúde bucal perfeita para seu filho desde o berço.


Para saber mais sobre Odontopediatria, consulte diretamente a Dra. Lucia Coutinho Porto (vide anúncio abaixo)



Leia Também:

Prevenção é a Palavra Chave (novembro 03)
O Segredo de uma Saúde Bucal Perfeita (setembro 03)
Preserve o Sorriso de seu Filho (junho 03)
Prazer em ir ao Dentista
(abril 03)
Odontologia para Bebês: Antes e Após o Nascimento (janeiro 03)
Odontologia para Gestantes (março 02)
Hoje os Bebês Visistam o Odontopediatra aos 6 Meses de Idade (janeiro 02)
Traumatismo Dentário na Infância (setembro 01)
A Meta é a Geração Cárie Zero (maio 01)
Respirador Bucal 
(março 01)
Cárie de Mamadeira: Porque ela existe e como evitá-la 
(setembro 00)
Odontologia para Bebês: uma realidade (junho 00)

Como sabemos, a primeira visita ao dentista é sempre um desafio na vida de qualquer criança, no entanto, esse momento poderia ser amenizado se os pais iniciassem esse tratamento logo cedo, isto é, a partir dos seis meses de idade onde ocorre a erupção dos primeiros dentinhos. É importante que o odontopediatra organize seu trabalho através de um condicionamento eficiente, que faça com que as crianças entrem na sala do dentista e se sintam como se estivessem nas próprias casas. Além do que, este é o profissional mais adequado para responder questões relacionadas à prevenção de cáries, higiene bucal, uso de mamadeira e tópicos deste gênero.

O uso da chupeta e/ou a sucção do dedo costuma afligir bastante grande parte das mães. Recomenda-se que esses hábitos sejam eliminados até os dois anos de idade, paralelamente a isso, a alimentação é outro fator para a boa conservação dentária, portanto, a dieta deve ser a mais natural possível, evitando os alimentos que contenham corantes ou grandes doses de açúcar.

Tais cuidados têm por objetivo evitar problemas sérios no futuro, como a cárie de mamadeira, uma cárie aguda, extremamente agressiva, de evolução rápida e que ocasiona uma grande destruição dos dentinhos, num curto espaço de tempo. Tal enfermidade pode afetar a criança em seu primeiro ano de vida. Este tipo de cárie é fácil de ser identificada. Nota-se o seu surgimento através das manchas brancas, que se transformam rapidamente em cavidades. Para evitar este mal, deve-se reduzir a freqüência do aleitamento durante o dia/noite, além de abolir alguns hábitos como, por exemplo, adoçar a chupeta com mel ou açúcar para que a criança adormeça.

Outro fator que poderá prejudicar a formação de uma arcada dentária perfeita é o chamado traumatismo nos dentinhos de leite. Entre as crianças pequenas é comum a ocorrência de quedas, seguidas de batidas na região da boca. Tais acontecimentos poderão traumatizar os dentinhos de leite, principalmente os da frente, trazendo assim conseqüências mais sérias. Dependendo da intensidade do trauma, os dentinhos poderão apresentar mobilidade, sangramento gengival, escurecimento imediato ou tardio (sintoma mais freqüente) e, em casos mais graves, a completa perda do dente. Por esta razão, o mais indicado é que, logo após a batida, os pais encaminhem a criança a um odontopediatra, para que seja feita uma radiografia, bem como um acompanhamento clínico periódico, o que evitará o comprometimento deste dente e garantirá o desenvolvimento normal do dente sucessor permanente.

As mães deverão portanto estar atentas a essas ou outras enfermidades e, em caso de dúvidas, recorrerem imediatamente a um odontopediatra, que dará as devidas orientações a cerca dos principais métodos preventivos,evitando assim todo e qualquer tipo de sofrimento para seus filhos.

Matéria publicada na revista
Bebê & Criança


Odonto-Bebê

Av. Chibarás, 848
Moema - São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 5052-4346
Fone/Fax:  (11) 5051-0252
e-mail: luciacoutinho@terra.com.br
site: www.luciacoutinho.com.br

Aviso: As informações contidas neste Web Site, não podem ser usadas como um substituto para se obter aconselhamento 
ou tratamento médico. Os leitores deste Web Site não devem depender exclusivamente das informações aqui contidas. 
Procure sempre um profissional especializado.

 



Copyright© Clube do Bebê 2000/2004