Dra. Lucia Coutinho Porto 
(CRO-SP 23626)
Especialista em Odontopediatria




Hoje os bebês visitam o Odontopediatra 
aos 6 meses de idade.



A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Odontologia 
que oferece aos bebês, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária.


Para saber mais sobre Odontopediatria, consulte diretamente a Dra. Lucia Coutinho Porto (vide anúncio abaixo)



Leia Também:

Traumatismo Dentário na Infância (setembro 01)
A Meta é a Geração Cárie Zero (maio 01)
Respirador Bucal 
(março 01)
Cárie de Mamadeira: Porque ela existe e como evitá-la 
(setembro 00)
Odontologia para Bebês: uma realidade (junho 00)

Através de um condicionamento psicológico, a criança se familiariza com o consultório, instrumentais e com o profissonal que irá atendê-la, conquistando sua confiança e criando uma relação amigável. Desta forma se caminha para o sucesso do tratamento odontológico infantil.

Durante as visitas, também são ensinados hábitos de higiene e reeducação alimentar, visando o controle do consumo de alimentos cariogênicos como: balas, doces, refrigerantes, chocolates e bolachas.

Cárie de Mamadeira
É uma cárie aguda, muito agressiva, de evolução rápida que provoca muita dor, podendo causar a destruição dos dentinhos num curto espaço de tempo em crianças a partir de 1 ano e meio de idade.

Normalmente é provocada por mamadas noturnas sem que haja a higiene dos dentinhos. Geralmente, aparecem manchas brancas que se transformam rapidamente em cavidades. Neste caso, o Odontopediatra deverá ser procurado imediatamente para que seja feito o tratamento adequado, evitando sérias conseqüências, inclusive, para os dentes permanentes sucessores. 


antes do tratamento

depois do tratamento

Higiene Bucal em Bebês
Com o aparecimento dos primeiros dentinhos (por volta dos 6 meses), é muito importante que a limpeza com gaze, fralda ou dedeira embebida em uma solução apropriada, seja feita, principalmente à noite, após a última mamada.

Traumatismo Dentário
Acidentes na infância como quedas, choques e batidas podem provocar ferimentos na boca e até fratura de dentes, principalmente quando as crianças estão começando a andar. Em muitos casos, dentes de leite afetados pelo choque "amolecem" ou "mudam de cor", trazendo complicações e podendo comprometer a dentição permanente. Por isso, é importante procurar o Odontopediatra, assim que possível, para que sejam feitas radiografias e uma avaliação da intensidade do trauma.

Havendo perda precoce do dente de leite, causada por trauma (queda ou choque), é indicada a recolocação deste dentinho. Podendo ser feita, através da utilização de uma prótese fixa ou removível própria para a criança, evitando com isso, problemas futuros.

Colocação de prótese fixa em uma criança de 4 anos

Ortodontia na Infância
A partir dos 5 anos de idade, problemas de arcada dentária gerados por sucção inadequada de dedo ou chupeta podem ser corrigidos com a utilização de aparelhos específicos. O ideal é ter o acompanhamento periódico do Odontopediatra que, ao identificar qualquer alteração no desenvolvimento da arcada dentária, poderá tratá-la imediatamente, evitando seu agravamento futuro.

Correção de alteração provocada pelo uso inadequado de chupeta


Mordida Aberta Anterior

Tratamento com Aparelho Removível

Mordida Normal – após tratamento

Dra. Lúcia Coutinho Porto
Especialista em Odontopediatria com mais de 20 anos de experiência clínica em Odontologia Infantil e Ortodontia Preventiva.

"Ter uma infância livre de cáries é possível, quando hábitos saudáveis de prevenção são adotados logo cedo. Além do cuidado clínico temos a preocupação de orientar as mães sobre: higiene, tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, dieta cariogênica, aplicação de flúor e selantes, enfim, tudo que possa contribuir para a formação de uma Geração Cárie Zero"
A saúde bucal na infância colabora para uma vida mais saudável e feliz!

Odonto-Bebê

Av. Chibarás, 848
Moema - São Paulo - SP
Fone/Fax: (11) 5052-4346
Fone/Fax:  (11) 5051-0252
e-mail: luciacoutinho@terra.com.br
site: www.luciacoutinho.com.br

Aviso: As informações contidas neste Web Site, não podem ser usadas como um substituto para se obter aconselhamento 
ou tratamento médico. Os leitores deste Web Site não devem depender exclusivamente das informações aqui contidas. 
Procure sempre um profissional especializado.

 



Copyright© Clube do Bebê 2000/2004