Dra. Maria Cristina Elias
Nutricionista (CRN 2299)
 

Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria - UNIFESP - Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp




Modelo de Alimentação Saudável
PIRÂMIDE ALIMENTAR 


Para a orientação de uma alimentação saudável, 
podemos utilizar a pirâmide alimentar.


Nela os alimentos estão agrupados de acordo com 
o seu nutriente principal, em seis grupos. 




Leia Também:

Programação para o Desmame (novembro 00)
Desmame Saudável 
(outubro 00)
Fases da Alimentação do Lactante (setembro 00 )
A Importância da Alimentação nas Primeiras Etapas da Vida e a Obesidade (agosto 00)
Suco de Frutas e Iogurte
 (julho 00)
Nutrição na Infância
 (junho 00)

 

Com base na Pirâmide Alimentar, desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (1997), para crianças de 2 a 6 anos, poderemos atingir a nossa meta de propocionar uma alimentação saudável e equilibrada aos nosso filhos. A seguir explicaremos a base alimentar da pirâmide dos alimentos, através dos grupos alimentares.

Pirâmide Alimentar - Idade: 2 a 6 anos

  • Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos.

  • Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos.

  • Grupo 3 = frutas.

  • Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas.

  • Grupo 5 = leite, iogurte e queijo.

  • Grupo 6 = açucares e gorduras.


* O desenho da Pirâmide Alimentar foi desenvolvido pela Nutroclínica®, de Curitiba - PR

Grupo 1 = cereais, massas, pães, raízes e tubérculos
Carboidratos - a base da pirâmide é composta de carboidratos. Para que a criança tenha a ingestão adequada de energia, é preciso que sua alimentação diária seja composta de seis porções de alimentos desse grupo.
Exemplo:
Café da manhã: pão
Lanche: fubá
Almoço: arroz e batata
Lanche: biscoito
Jantar: macarrão 

Grupo 2 = legumes e vegetais folhosos
A criança deve comer pelo menos três porções desses alimentos por dia. Sopas, pastéis ou tortas de legumes ajudam a aumentar o número de alimentos desse grupo no dia-dia da criança.
Procure alternar o uso de legumes com vegetais folhosos. Por exemplo, um dia ofereça abobrinha e, no outro, couve, ora cozidos, ora crus.

Grupo 3 = frutas 
É conveniente que a criança coma três porções de frutas diferentes diariamente. Caso fruta in natura não sejam apreciadas, salada de frutas e sorvete caseiros são boas opções. Para estimular o consumo de frutas, deixar as frutas à  vista, levar a criança ao supermercado e pedir a ela que ajude a escolher as frutas, fazer salada de frutas e colocar pequena porção de leite condensado, cremes ou sorvetes. 

Grupo 4 = carnes, ovos, nozes e leguminosas 
A criança deve comer de duas a três porções desse grupo diariamente. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar, que pode ser substituído por ovos, frango, peru ou peixe. E adicionar uma leguminosa ( feijão, soja, grão-de-bico, lentilha ou ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 = leite, iogurte e queijo 
Dois a três copos diariamente (500 a 750 ml) são suficientes. Podem ser simplesmente bebidos ou usados em diversas preparações, como sopas, purês, sorvetes, gelatina.

Grupo 6 = Gorduras e açúcar
Deve-se ter moderação com gorduras e açúcares. Recomendado 3 colheres (chá) de óleo vegetal em cada preparação e açúcar um dose diária de dois gramas por quilo de peso.

Vitaminas e Minerais
Além disso, temos as vitaminas e os minerais que são de extrema importância no complemento da alimentação. Veja abaixo as principais vitaminas e minerais, presentes nos alimentos e saiba qual o benefício que ela trás à saude de seu filho:

  • Vitamina A = Essa vitamina participa intensamente do crescimento e, além disso, aumenta a resistência contra doenças infecciosas.
    De 4 - 6 anos = 500 microgramas de vitamina A ao dia.
    Encontra-se no: leite integral, cenoura, abóbora, espinafre, vegetais verdes escuros, manga ou mamão ou laranja ou abacaxi ou tangerina.

  • Vitamina C = É importante para regular o funcionamento do organismo, protegê-lo de doenças infecciosas e melhora absorção de ferro. Até os 10 anos de idade para se atingir as recomendações é necessário a ingestão de ½ copo de suco de laranja ou um copo de suco de goiaba ou seis morangos ou suco de acerola.

  • Cálcio = Importante para a formação dos ossos. Para se atingir as recomendações de cálcio até os 10 anos é necessário a ingestão de três copos de leite ou iogurte (750ml). Outra opção é tomar dois copos de leite ou iogurte e incluir duas fatias de queijo. 

  • Ferro = O ferro previne a anemia. Até os 10 anos, a criança precisa de 10mg/dia de ferro: dois pedaços de carne e 3 colheres de sopa de leguminosas ( feijão, lentilha ou ervilha). E ainda vegetais folhosos verdes, como o espinafre ou outra opção é o fígado de qualquer animal. Os alimentos enriquecidos com ferro, como leite e cereais, podem ser boas opções. Para melhor absorção de ferro, consumir com as refeições alimentos ricos em vitamina C. 

 


Dra. Maria Cristina Elias (CRN 2299) Nutricionista

R. Carlos Petit, 253 - V.Mariana - São Paulo - SP - Fone: (11) 5579-6233 e 5549-6318
Av. Carlos Rebelo Jr., 357 - Vila Paraiba - Guaratinguetá - SP - Fone: (12) 525-1855

Aviso: As informações contidas neste Web Site, não podem ser usadas como um substituto para se obter aconselhamento 
ou tratamento médico. Os leitores deste Web Site não devem depender exclusivamente das informações aqui contidas. 
Procure sempre um profissional especializado.

 



Copyright© Clube do Bebê 2000/2004