Dra. Maria Cristina Elias
Nutricionista (CRN 2299)


Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria - UNIFESP - Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp




Água: simplesmente indispensável


Neste mês vamos dar ênfase ao consumo de água.
O verão está chegando e precisamos nos hidratar corretamente: 
mães + pais + filhos.



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A água é mais importante para a vida do que os alimentos, as pessoas podem viver semanas sem comida, porém somente alguns dias sem água. Cerca de 70% do peso corporal do adulto é constituído de água. Ela é um componente essencial do sangue, linfa, secreções do corpo, do interstício (líquido extracelular) e de todas as células do corpo (líquido intracelular).

Do ponto de vista nutricional, a água nunca vai substituir o arroz e o feijão. Contudo ela é tão eficaz na missão de transportar micronutrientes para dentro do organismo que é considerada um alimento. "Trata-se de um veículo de nutrientes extremamente importante".

A água é necessária para o funcionamento de cada órgão no organismo. Ela é componente estrutural das células. Quando as células perdem água, elas perdem também suas formas. A água é o meio universal em que ocorrem as várias reações químicas do corpo. A água, como meio de transporte, auxilia a digestão, a absorção e excreção; é essencial para regular a temperatura do corpo; tem importância nas funções mecânicas, tais como lubrificação das juntas e movimentos das vísceras na cavidade abdominal.

Manter os estoques de líquidos do corpo humano em alta é garantia de vida longa.

Com água na dose certa, tudo passa a funcionar melhor. É um hidrante natural da pele, mantendo-a com aparência viçosa e fresca. Ajuda o trabalho dos rins, que têm a importante missão de eliminar toxinas do corpo. Também estimula o bom funcionamento dos intestinos. Aliás, os líquidos são essenciais para que as fibras alimentares não fiquem paradas ali e o órgão possa fazer seu serviço, expulsando os dejetos e tornando as fezes pastosas. Além de que, como um dos fatores que causam a celulite é o acúmulo de toxinas do corpo, mantê-lo hidratado pode afastar ou pelo menos reduzir o impacto deste fantasma que atinge 90% das mulheres.

Uma dieta pobre em líquidos desidrata a pele, facilita o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce.

Podemos verificar que água é essencial para a saúde e ajuda na manutenção da beleza do ser humano, ressaltando que a água é um drinque com calorias zero.

O Brasil possui nada menos que 1300 nascentes naturais, quando a água passa pelas formações rochosas subterrâneas ou de superfície, os minerais incorporados em seu trajeto, dotam um gostinho característico. O resultado desse passeio por diferentes solos é um presente da natureza para o ser humano beber ou se banhar.

A maior parte da diversificada produção nacional provém da fontes de águas leves, em geral fluoretadas, carbogasosas e rica em oligominerais.

Sabe-se hoje que o gás carbônico não está associado a celulite, essa maldição da beleza feminina.

Classificação das águas do país:

  • Oligominerais: são águas que possuem doses pequenas e equilibradas de microminerais, como lítio, selênio e zinco. Indicação: ótimas para consumo diário, com fins diuréticos. São recomendadas para todas as pessoas, inclusive gestantes e bebês.

  • Alcalinas bicarbonatadas: as que contiverem, por litro, quantidade de compostos alcalinos equivalentes no mínimo a 0,200g de bicarbonato de sódio. Indicação: facilitam a digestão. No entanto, o bicarbonato pode prejudicar o aproveitamento de outros nutrientes quando em excesso.

  • Alcalinas terrosas: Dividem-se em dois grupos:
    1) Magnesianas: contêm por litro no mínimo 0,030g de bicarbonato de magnésio. Indicação: têm suave efeito laxante, combatendo a prisão de ventre. Seu uso tem sido associado à prevenção de doenças cardiovasculares.
    2) Cálcicas: contêm por litro no mínimo 0,048g de bicarbonato de cálcio. Indicação: contribuem para o aporte de cálcio no organismo, ajudando a fortalecer ossos e dentes.

  • Sulfurosas: cada litro contém no mínimo 0,001g de sais de enxofre. Indicação: mais aconselhada para banhos, aliviam artrites e eczemas.

  • Cloretadas: as que contiverem no mínimo 0,500g de cloretos por litro. Indicação: distúrbios gastrintestinais, como gastrite.

  • Ferruginosas: as que contiverem no mínimo 0,005g de sais de ferro por litro. Indicação: o ferro é importante para o organismo, pois a deficiência desse mineral leva à anemia.

A criança precisa beber pelo menos quatro copos de água ao dia. A média diária da ingestão oral de água pelo adulto é de 1,5 a 3 litros por dia. Todos os dias uma pessoa normal perde cerca de 3 litros de água, eliminados na urina, nas fezes ou na transpiração, mecanismos utilizados pelo organismo para manter as funções vitais, como regular a temperatura corporal. Cerca de 1 litro é reposto pela alimentação. É por isso que , para completar a reposição das perdas, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. Em algumas situações esse consumo é aumentado e em algumas patologias ocorre a necessidade de se controlar a ingestão diária de água, inclusive da água dos alimentos.


Dra. Maria Cristina Elias (CRN 2299) Nutricionista

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