Dra. Maria Cristina Elias
Nutricionista (CRN 2299)


Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria - UNIFESP - Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp



Dicas para elaboração de Cardápio

A alimentação da criança precisa ser bem planejada para que não haja risco de faltar qualquer nutriente. Os cardápios elaborados para crianças, além de nutritivos, devem ser atraentes, para estimulá-las a se interessarem pelas refeições. Importante que as refeições sejam um momento de prazer e de bom relacionamento para toda a família.


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Importante :

  • Cardápios coloridos

As cores dos alimentos são ótimas para atrair a atenção das crianças, Capriche nas hortaliças e nas frutas.

  • Alimentos preferidos

Incluir nas refeições alimentos de maior preferência da criança para maior aceitação.

  • Modo de preparo dos alimentos

Procure adaptar a maneira de elaborar os alimentos usados habitualmente de acordo com a faixa etária das crianças.

  • Insistir com as novidades

Nem sempre a criança concorda em comer uma preparação que lhe é oferecida pela primeira vez. Algumas precisam provar o alimento de oito a dez vezes antes de incluí-lo em seus hábitos alimentares.

  • Explicar ao seu filho a importância da boa alimentação.
  • Ensine a criança a gostar de vegetais folhosos:

Inclui-los pelo menos três vezes na semana nas papas salgadas.

  • Moderação com o sal

Os bebês são muito sensíveis ao sal e aos temperos, usa-los com moderação. No caso de óleo, optar pelos vegetais (azeite de oliva, milho, soja, girassol), adicionando apenas uma colher de sobremesa.

  • Introdução de novos alimentos para o bebê
    • Papas salgadas
    • Suco de frutas
    • Suco de legumes
    • Suco de frutas com legumes
    • Frutas com cereais
    • Iogurte
    • Mingau de cereais
    • Bolo simples
    • Leite com frutas
    • Frutas
    • Pão
    • Ovos

Fonte: Crescendo com saúde (Maria Luiza de Brito Ctenas e Márcia Regina Vitolo)


Dra. Maria Cristina Elias (CRN 2299) Nutricionista

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