Dra. Maria Cristina Elias
Nutricionista (CRN 2299)
 

Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria - UNIFESP 
Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp



FASES DA ALIMENTAÇÃO 
DO LACTANTE 


Quais são as várias fases e etapas 
no processo de alimentação do bebê? 

Como saber quando iniciar e, principalmente, 
como orientar a alimentação ao longo 
dos primeiros anos de vida do seu filho.




Leia Também:

A Importância da Alimentação nas Primeiras Etapas da Vida e a Obesidade (agosto 00)
Suco de Frutas e Iogurte
 (julho 00)
Nutrição na Infância
 (junho 00)

 

Em condições normais de saúde e durante todos os períodos do ciclo vital o ser humano precisa se alimentar de maneira adequada para promover bem-estar físico, mental e social, garantindo uma boa qualidade de vida. No primeiro ano de vida, é de fundamental importância uma alimentação equilibrada a fim de proporcionar ao seu filho um crescimento e desenvolvimento adequado.

É condição fundamental a adequação da dieta de acordo com o estágio de desenvolvimento do bebê. Do nascimento aos 4 a 6 meses de vida, fase denominada pelo Comitê de Nutrição da Academia Americana de Pediatria como "período de amamentação" o bebê é capaz de sugar e deglutir somente líquidos, sendo o leite materno o alimento ideal.

O leite materno é talhado especificamente para atender as necessidades nutricionais e afetivas do lactente, e, sempre que possível deverá ser o único alimento oferecido neste ciclo de vida.

Após os 4 a 6 primeiros meses de vida, inicia-se a "fase de transição" ou "período de desmame", o qual novos alimentos, especialmente preparados, são acrescidos à alimentação. Há necessidade de alimentos complementares, pelo motivo que o leite materno já não é o bastante para suprir a exigências nutricionais do bebê. 

A introdução de novos alimentos é facilitada pois o lactente já tem um bom controle neuro-muscular da cabeça e pescoço, é capaz de sentar com apoio, está desenvolvendo mecanismos necessários para que possa iniciar a mastigação, deglutir preparações não líquidas e apreciar variação no sabor e cor dos alimentos.

Nesta fase, o bebê já consegue manifestar seu interesse ou desinteresse pela alimentação (saciedade) por meio de movimentos da boca e cabeça. 

Após o primeiro ano de vida inicia-se a fase denominada "período adulto modificada". Nesta faixa etária os mecanismos fisiológicos estão bem desenvolvidos. Esta etapa caracteriza-se pela maior parte dos nutrientes estarem veiculados por alimentos provenientes da mesa familiar. Este período é muito importante, poderíamos defini-lo como a fase onde a criança começará a sua educação alimentar. 

É de suma importância que os pais sejam conscientes e ofereçam aos seus filhos alimentos nutritivos ajudando-os a desenvolverem desde cedo práticas alimentares saudáveis que serão de fundamental importância nas próximas fases da vida.

Convém ressaltar que os conhecimentos, atitudes e práticas da mãe ou
responsável pela alimentação do bebê podem interferir na duração de cada uma das fases descritas.

 


Dra. Maria Cristina Elias (CRN 2299) Nutricionista

R. Carlos Petit, 253 - V.Mariana - São Paulo - SP - Fone: (11) 5579-6233 e 5549-6318
Av. Carlos Rebelo Jr., 357 - Vila Paraiba - Guaratinguetá - SP - Fone: (12) 525-1855

Aviso: As informações contidas neste Web Site, não podem ser usadas como um substituto para se obter aconselhamento 
ou tratamento médico. Os leitores deste Web Site não devem depender exclusivamente das informações aqui contidas. 
Procure sempre um profissional especializado.

 



Copyright© Clube do Bebê 2000/2004