Dra. Maria Cristina Elias
Nutricionista (CRN 2299)
 

Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria - UNIFESP 
Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp




SUCO DE FRUTAS E IOGURTE


Saiba qu



Leia Também:

Nutrição na Infância
 (junho 00)

 

A introdução de sucos de frutas se inicia por volta dos seis meses de idade, sendo necessário a avaliação do pediatra no sentido de observar a tolerância da criança em relação a este novo alimento.

Alguns estudos demonstram a ocorrência de diarréia em crianças como resultado da ingestão de sucos de frutas de acordo com a composição de carboidratos (açúcares) das frutas. O suco de frutas é considerado uma bebida nutricionalmente saudável, pobre em gorduras. 

Por outro lado está relacionado com uma maior prevalência de cáries dentárias, e se consumido em excesso, observou-se um decréscimo na estatura e alta ingestão calórica resultando em obesidade.  Observamos atualmente um maior aumento do consumo de sucos de frutas concomitante a um decréscimo na ingestão do leite, demonstrando que em crianças na faixa etária de 1 a 5 anos, somente 50% atingem as
recomendações para cálcio.

O iogurte é um produto resultante da fermentação láctica do leite integral ou desnatado, concentrado ou não, pelo emprego da cultura láctica selecionada de Lactobacillus Bulgaricus e Spreptococcus Thermophilus, em culturas associadas.

O iogurte consumido diariamente exerce, principalmente para certas pessoas, efeitos benéficos no auxílio digestivo e no funcionamento geral do aparelho digestivo. A introdução de produtos lácteos fermentados induz mudanças no equilíbrio e metabolismo da microflora intestinal sendo necessário a avaliação do pediatra para a sua ingestão.

De acordo com o Comitê de Nutrição (1984), não é recomendado leite desnatado, semi-desnatado ou substitutos do leite para crianças durante os dois primeiros anos de vida.

 


Dra. Maria Cristina Elias (CRN 2299) Nutricionista

R. Carlos Petit, 253 - V.Mariana - São Paulo - SP - Fone: (11) 5579-6233 e 5549-6318
Av. Carlos Rebelo Jr., 357 - Vila Paraiba - Guaratinguetá - SP - Fone: (12) 525-1855

Aviso: As informações contidas neste Web Site, não podem ser usadas como um substituto para se obter aconselhamento 
ou tratamento médico. Os leitores deste Web Site não devem depender exclusivamente das informações aqui contidas. 
Procure sempre um profissional especializado.

 



Copyright© Clube do Bebê 2000/2004