Dra. Maria Cristina Elias
Nutricionista (CRN 2299)


Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria - UNIFESP - Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp



Prevenindo a Constipação em crianças


Com uma alimentação equilibrada e com um conteúdo 
adequado de fibras, podemos prevenir a constipação, 
ainda no primeiro ano de vida. Para prevenir a constipação, 
as fibras, o horário das refeições, a consistência da alimentação, 
o horário para ir ao banheiro e a atividade física 
são excelentes aliados.


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Recomendações :

  • Ingestão diária de fibras - Incluir diariamente, alimentos ricos em fibras, de fácil aceitação, como pão integral, aveia, canjica, feijão, palmito, ameixa seca, frutas ao natural e verduras cruas. As frutas também são boas fontes, desde que consumidas ao natural, evitando purês e os sucos. No caso de laranja e da tangerina, é aconselhável picar os gomos e oferecer os pedaços.
  • Horários regulares para as refeições - criança que tem horários regulares para fazer as principais refeições ingere volume suficiente de comida, fazendo o intestino ter melhor funcionamento. Aquela que come de pouquinho em pouquinho não estimula o intestino.
  • Alimentação sólida - A alimentação mais pastosa, na forma de papinhas, leite batido com frutas e cereais, sucos, iogurtes, gelatinas e flans, contém menor quantidade de fibras, importante para o melhor funcionamento do intestino.
  • Ingestão de água - pelo menos quatro copos de água por dia, para manter a hidratação do corpo e propiciar o bom funcionamento do trânsito intestinal. A água é fundamental para umidificar as fezes.
  • Ter horário para ir ao banheiro - para condicionar o intestino a funcionar corretamente. A melhor hora á após as principais refeições, pois neste momento todo o sistema digestivo está estimulado, o que facilita o funcionamento do intestino. A criança precisa ficar numa posição confortável para fazer cocô. Os pés devem ficar apoiados em banquinhos ou em qualquer outro suporte.
  • Atividade física regular - crianças mais ativas, que fazem caminhadas, brincadeiras ou exercícios regulares, têm pouca chance de ficar constipadas.

Alimentação da criança constipada:

  • Ingestão de quantidades maior de fibras - constituintes de alimentos vegetais, que aumentam o volume das fezes, aceleram o movimento do intestino e diminuem o tempo que os alimentos digeridos permanecem nesse órgão.
  • Fibras: maior concentração nas leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, soja), nos cereais integrais (arroz, milho, aveia, trigo), legumes, verduras, frutas e vegetais folhosos.
  • Aumentar a quantidade de fibras pode levar à formação de gases e causar desconforto, por isso, essa modificação da dieta deve ser gradativa.
  • Uma maneira prática de aumentar a quantidade de fibras na dieta da criança que não aceita legumes e vegetais folhosos é misturar esses alimentos ao arroz, em massas de bolo salgado, tortas e bolinhos. Outra sugestão é substituir parte da farinha de trigo, no preparo de bolos, por aveia, farelo de aveia ou de arroz.
  • A introdução de canjica e pipoca também ajuda a aumentar a quantidade de fibras.

A ingestão adequada de fibras auxilia na prevenção de câncer de intestino, diabetes, hemorróidas e dislipidemias.

Referência Bibliográfica:
Crescendo Com Saúde
(Maria Luiza de Brito Ctenas / Márcia Regina Vitolo)


Dra. Maria Cristina Elias (CRN 2299) Nutricionista

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