Receitas práticas dos 6 aos 9 meses

Sopinha de Batata com Espinafre
Ingredientes: 2 batatas médias descascadas e cortadas em cubinhos pequenos, algumas folhas de espinafre bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de arroz previamente cozido, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque a batata, o espinafre, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Adicione o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até uniformizar tudo. Passe tudo na peneira fina.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Sopinha de Cenoura com Couve

Ingredientes: 2 cenouras médias despeladas e cortadas em cubinhos pequenos, algumas folhas de couve bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de arroz previamente cozido, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque a cenoura, as folhas de couve, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Adicione o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até uniformizar tudo. Passe tudo na peneira fina.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Sopinha de Chuchu com Brócolis 

Ingredientes: 2 chuchus médios descascados e cortados em cubinhos pequenos (despreze o miolo), algumas folhas de brócolis bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de creme de arroz, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque o chuchu, o brócolis, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Adicione o creme de arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até uniformizar tudo. Passe tudo na peneira fina.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Caldo de Carne

Ingredientes: 100 gr. de carne magra (vitela, vaca, frango), 1/2 litro de água, 1 cenoura média, 1 batata média, 1 pedaço de salsão.
Modo de Preparar: coloque a carne em uma panela com a água e leve ao fogo até ferver. Acrescente as verduras (descascadas, lavadas e cortadas em pedacinhos) deixe cozinhar até amolecer. Tempere com sal e 1 colher de óleo de oliva. Deixe esfriar e bata tudo no liquidificador. 

Creme de Cereais com Erva-doce
Ingredientes: 250 gr de caldo vegetal, 1 erva-doce média, 4 ou 5 colheres de sopa de creme de cereais (já pronto), 2 colheres de queijo ralado, 1 colher de óleo de oliva.
Modo de Preparar: Limpe, lave e exclua os caules mais grossos da erva-doce, cortando-os em pedaços. Cozinhe até que fique bem mole, e passe tudo na peneira fina. Acrescente o caldo vegetal, levando a fervura completa, e aos poucos vá colocando o creme de cereais pré-cozido. tempere com o queijo-ralado e o óleo de oliva.

Sopinha de Abóbora e Ovos
Ingredientes: 350 gr de caldo vegetal, 30 gr de macarrãozinho, 100 gr de abóbora já descascada, 1 gema cozida de ovo, 1 colher de sopa de óleo de oliva.
Modo de Preparar: Corte a abóbora em cubinhos, e leve ao fogo brando junto com o caldo vegetal, até que fique bem macia. Tire os pedacinhos da abóbora do fogo com uma espumadeira, e acrescente os macarrãozinhos. À parte, amasse os pedaços da abóbora junto com a gema cozida, diretamente no prato do bebê, e assim que estiver pronto o macarrão, una aos outros ingredientes, temperando tudo com um pouco de óleo e sal.

Compota de Frutas
Ingredientes: 2 maçãs médias e açucar infantil a gosto.
Modo de Preparar:  Descasque e corte em cubinhos as 2 maçãs médias, cubra com água e leve ao micro-ondas para cozinhar até que os pedaços fiquem molinhos. Adicione açucar infantil a gosto e passe na peneira fina. Você pode substituir as maçãs por outras frutas, como pera, banana, mamão.



Receitas práticas a PARTIR dos 9 meses

Sopinha de Abobrinha com Brócolis

Ingredientes: 2 abobrinhas (tipo italianas) médias descascadas e cortadas em cubinhos pequenos, algumas folhas de brócolis bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de arroz previamente cozido, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal, algumas folhas de manjericão (para ir dando paladar e tempero à comida).
Modo de Preparar: Coloque a abobrinha, o brócolis, a cebola, o alho, o sal e o manjericão para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Bata tudo com um mixer de mão, de forma "grosseira" para deixar cada vez mais pedaços maiores, incentivando assim o bebê a incrementar a mastigação. Ou passe na peneira grossa ou amasse com um garfo. Leve novamente ao fogo, adicionando o arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até misturar tudo.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Doce de Fruta

Ingredientes: 8 biscoitos tipo maisena, suco de 1 laranja, 1/2 potinho de fruta homogeneizada, 1/2 potinho de iogurte natural.
Modo de Preparar: Deixe de molho os biscoitos no suco de laranja por 1/2 hora depois coloque-os sem desmontá-los no fundo de um pratinho pequeno. A parte, misture a fruta homogeneizada, o iogurte e o resto do suco de fruta e coloque sobre os biscoitos, deixando repousar por mais 1/2 hora antes de servir.

Sopinha de Abóbora com Espinhafre
Ingredientes: 1/4 de abóbora descascada e cortada em cubinhos pequenos, algumas folhas de espinafre bem lavadas e cortadas em tiras, 1/2 cebola picada em cubinhos, 1 dente de alho picadinho, 1 colher de sopa de creme de arroz, 1 colher de sopa de óleo de oliva, sal.
Modo de Preparar: Coloque a abóbora, o espináfre, a cebola, o alho e sal para cozinhar em fogo baixo em uma panela com água cobrindo os ingredientes, até ficar tudo bem cozido. Bata tudo com um mixer de mão, mas sem deixar que vire uma papa (isto é, faça com que fique com uma consistência firme ou até mesmo alguns pedacinhos mais grossos, para incentivar o bebê a mastigar). Ou passe na peneira grossa ou amasse com um garfo. Leve novamente ao fogo, adicionando o creme de arroz e o óleo de oliva, mexendo sempre até engrossar.
OBS: você pode colocar a sopinha em uma forminha de gelo no freezer e ir consumindo aos poucos.

Macarrão aos Dois Queijos
Ingredientes: 3 colheres de sopa de macarrão bem pequeno, 1 queijo tipo polenguinho, sal e queijo ralado tipo parmesão.
Modo de Preparar: Cozinhe o macarrão em água quente e sal, coe e coloque-o em um pratinho com pedaços do queijo tipo polenguinho previamente cortados. Misture bem o macarrão com o polenguinho e espalhe um pouco de queijo parmesão por cima.

Fios de Ouro ao Molho Ragú
Ingredientes: 30 gr de macarrão "fios de ouro",1 tomate maduro, 1 vidrinho de comida pronta de carne, 1 colher de sopa de óleo de oliva.
Modo de Preparar: Cozinhe, por um minuto, o tomate em água fervendo, e depois passe-o pela peneira, deixando a polpa separada em um recipiente a parte e misturando o homogeneizado de carne e o óleo. No interim, leve o macarrão ao cozimento, e quando estiver pronto, faça-o coar, acrescentando o molho e salpicando se quiser um pouco de queijo ralado.

Sopa de Lentilhas
Ingredientes: 100 gr de lentilhas, 1 cenoura, 1 pedaço de salsão, 2 colheres de macarrãozinho, 1 colher de queijo ralado, 1 colher de óleo de oliva.
Modo de Preparar: Na noite anterior, deixe as lentilhas de molho, eliminando aquelas que vierem a tona. Prepare o caldo, fazendo ferver as verduras em pedacinhos, junto com as lentilhas, por aproximadamente 2 horas. Coe o caldo, separando mais ou menos 250 gr, e leve-o novamente ao fogo (descarte o excesso). Acrescente 2 colheres das lentilhas separadas anteriormente e passadas na peneira, para formar um caldo mais denso, e também acrescente o macarrãozinho, deixando-o cozinhar por 3 a 4 minutos. Tempere com queijo ralado e óleo de oliva.

 



Copyright© Clube do Bebê 2000/2004